A frustração de ser Cosplayer 2


Hoje me deparei com outro problema que vem assolando a minha vida no quesito de cosplay já há algum tempo, e isso me incomoda, me deixa triste e o pior é que eu não posso fazer nada a respeito.


Eu estava planejando os meus cosplays para o ano que vem, e como ando cantando muito músicas de uma banda para a Kyo, eu decidi reviver um cosplay antigo que eu queria fazer, que na época acabei desistindo. Pois bem, eu me lembrei o porque eu havia desistido. Uma das roupas dele é de vinil e pele falsa, que eu acho linda, e a outra que era uma alternativa caso a de vinil não desse certo, era uma branca quase até os pés.

Sem problemas certo? Errado. Entrei em contato com vários cosmakers a respeito dessas duas roupas, e a resposta foi quase unanime, para a primeira roupa eu enviaria meu rim pelos correios para pagar, porque vinil maleável para costura é muito difícil de achar no Brasil e a pelúcia teria de ser pintada, sem contar a bota dele que vai até as coxas e eu pagaria uns R$ 300 - R$ 400 em média pra fazer, SÓ A BOTA. E o segundo, procurei, revirei a internet e não achei NENHUMA foto boa para referência, já que o visual é antigo e a banda não tirou nenhum photoshoot realmente bom com as roupas. Tem clipe, mas o maldito baterista que eu gosto, não aparece no clipe. 

Soluções? Porque tem que ter. Mas eu infelizmente não ando encontrando. O que uma das cosmakers me disse é que eu tinha que desenhar a roupa branca pra ela ter uma ideia do que eu queria, porque como ela tem pedras/tecido brilhoso que eu não reconheci porque a maioria das fotos é estourada, eu teria que desenhar para ela entender o que era ao certo, outro problema, porque eu não sei desenhar nem de palitinho. Ta, não vamos ser tão drásticos, eu até sei desenhar, mas não como eu quero a roupa, já que eu costumo deixar meus cosplays impecáveis ao máximo que eu consigo, se eu não posso ver a foto e entender os bordados/pedras, nem eu quero desenhar minha própria roupa e correr risco de ficar feio, e se nem eu quero fazer, imagine a situação como está feia.

O problema não é só esse. Estamos vivendo numa época onde todo mundo só quer fazer cosplay de tudo que é modinha, então certamente se eu escolho um cosplay de um J-Rocker (membro de banda japonesa) mesmo que seja uma das bandas mais famosas, é bem possível que nem duas pessoas me reconheçam no evento, porque infelizmente, eles já perderam essa paixão pela música oriental em si, e ficaram presos somente a abertura/fechamento de animes. O que você mais vê em evento hoje em dia são meia dúzia de cosplays de animes famosos e trinta cosplays de League of Legends. Parece que o mundo Cosplay parou e se resumiu a LOL em sua essência, e isso é uma coisa que me deixa muito triste, já que pra ir em evento o meu cosplay seria totalmente inútil e considerado visual, sem contar que é bem possível que alguém me olhe e pergunte porque eu estou usando um lençol com pedras. 

Há uns dias atrás eu postei um cosplay meu do Mana (Moi dix Mois), que eu estou reformando aliás, num grupo no facebook com o comentário "Sei que ninguém vai conhecer, mas vale a intenção", e para a minha surpresa, ele ganhou mais likes do que meus outros cosplays postados, só que a gente nunca sabe se eles realmente gostam ou se pesquisam no google pra dizer que gostam, de qualquer maneira, eu percebi que quem gostava e comentava era o pessoal das antigas, que gosta de J-Rock antes de gostar de anime e que frequentava os eventos antes de virar essa imensa massa colorida de animes novos e jogos de RPG. 

E por que isso aconteceu? Eu tento, mas não consigo explicar, queria muito entender porque de uma hora pra outra tantas crianças passaram a frequentar eventos e gostar cada vez mais do que a mídia oferece de forma quase mastigada, os animes tem mais apelação sexual do que nunca, e acabou todo o drama, a história, tudo que envolvia as séries de um modo atraente num todo e só restou vulgaridade, textos e ideias pobres. Quando foi que as pessoas pararam de gostar de J-Rock e J-Pop com letras impactantes, tristes ou até românticas e passaram a gostar de PONPONPON e Gangnam Style? Eu não sei. E não posso criticar, já que eu também gosto dessas duas músicas, mas porque criar uma nova geração de "otakus" com a mente tão fechada? O que eu mais ando vendo em grupos e me decepcionando é gente postando "Me indica um personagem de LOL, qualquer um pra eu fazer cosplay", ou crianças de doze anos em evento com plaquinhas escrito "pegue nos meus peitos" e eu não entendo como as pessoas não acham isso um absurdo, porque eu acho. Como a situação chegou a esse ponto? O que aconteceu com o amor pela cultura? Com o respeito?

E os eventos não fogem muito disso, porque cada vez mais eles estão buscando trazer o que agrada esses "novos otakus" que querem só youtubers, dubladores de filme e muito LOL, mais nada. Todas as outras atrações que agradam ao público mais antigo e verdadeiros fãs acabam sendo deixadas de lado, já que "é isso que da dinheiro hoje em dia mesmo". Qual foi a última vez que você ouviu uma música de J-Rock num evento direcionado a cultura japonesa aqui no Brasil? Na maioria das vezes é só K-Pop certo? Até as bandas foram em sua maioria retiradas e substituídas por grupos de K-Pop. Obviamente antigamente vinham bem menos bandas de J-Rock para o Brasil do que está vindo agora, já que esse meio cresceu e trouxe mais fãs para a cultura japonesa, o problema é que de 200 pessoas que aparecem nesses shows, da pra contar nos dedos quantos são realmente fãs e quantos vão só pra tumultuar e falar mal sem moral alguma depois.

O pessoal da antiga geração é que pegou os bons tempos, quando concurso não tinha panelinha, quando todos os cosplays eram válidos e celebrados, independente de ser de anime famoso ou não, quando cosplay era feito por amor e não por fama ou dinheiro e quando todo mundo se ajudava, ao invés de ficar um atacando o outro, infelizmente esse tempo passou e não vejo previsão de quando isso vai retornar, é capaz que tudo só vá piorando até chegar uma hora em que ninguém mais vá conseguir fazer cosplay, já que quem ganha fama são os animes e jogos mais famosos independente de roupa bem feita ou não e de amor ou não, e os outros passam despercebidos, toda a geração antiga vai acabar mudando de gostos ou se vendendo como os outros para conseguir continuar e aí, vamos dar adeus a todo o amor ao personagem e a essa arte em si, e sinceramente? Eu já estou vendo isso começar a acontecer. Uma triste e horrível verdade.

A frustração de ser Cosplayer 2

Compartilhe:

Deixe um comentário

    Comentários do Blogger

0 comentários:

Postar um comentário