A frustração de ser Cosplayer 3


Precisamos falar sobre a Elitezinha Cosplay. Precisamos mesmo. Isso é um outro assunto que também está me deixando bem irritada nos últimos dias, e olha que eu sou meio inativa nesse meio justamente devido a todas as coisas que eu comentei nos últimos posts.

Eu sou dona do Divulgação de Calotes e Caloteiros, então o que eu mais vejo no meu dia a dia são brigas, ou como vocês mesmos chamam, "tretas" e muitas vezes essas tretas são pelos motivos mais estúpidos do universo e são usados os argumentos de mesmo nível. Exemplo? "Você não é tão famosa quanto eu, quando for, venha discutir comigo". Quando foi que isso foi argumento em alguma discussão na sua vida? Me diga.

E o pior, o pessoal dessa elitezinha acha que é dono da verdade e faz o que quer, só porque tem mil fãs na página, enquanto outros, porque não fazem cosplays famosos, nem mostram a bunda, tem menos curtidas. E eu nem sei expressar o quanto isso é ridículo, de tantas formas diferentes.

Só esse ano eu vi um pessoal dizendo "Não sei porque posta em inglês se nem tem tantas curtidas assim", se eu tiver uma curtida de um americano, eu vou postar em inglês sim, na verdade, se eu gostar do inglês e quiser postar em inglês eu vou postar, afinal, ninguém tem nada a ver com a minha vida. E bem, eu não sou "cosplayer oficial da Riot" e tenho tanta importância quanto qualquer outro no meio cosplay. Me divertir, e não competir. :) Pior é quando você vai perguntar algo pro ser humano por chat numa boa, que nem é relacionado ao cosplay dela, e era te ignora porque se acha famosa demais pra te responder.

Eu tenho visto LOL cair de maneira exponencial nos últimos dias, isso é um sinal dos céus? Será? E tenho visto também muitas campanhas para ajudar o pessoal a aceitar melhor pessoas com pele negra, mais "cheinhos", entre outros sem ter toda aquele mimimi que sempre teve em cima do assunto. E eu acho isso super legal, se de fato funcionasse. O pessoal é muito legal na internet, curte e compartilha, mas na vida real, ofende, grita e continua tirando foto por baixo da saia da cosplayer, não adianta. Sabe por que? Porque temos muitas crianças nesse meio.

E isso não é de hoje, crianças tem sido o maior público nesses eventos fazem anos, desde a minha época já tinham muitas crianças, mas essas crianças não eram estúpidas como são hoje em dia. A gente não tinha celular, não tinha maldade de tirar foto por baixo da saia dos outros, não tinha maldade de gritar quando passava um cosplay que não nos agradou. Hoje em dia a Geração Youtuber faz o que quer. Não lembro qual foi a última vez que vi uma atração diferente de um youtuber anunciada em eventos de SP, mas isso eu já falei antes. Então por que esses youtubers não tentam fazer uma campanha contra a violência em eventos? Ah sim, porque só se importam com a sua conta bancária.

Hoje vieram me perguntar se eu já tinha ido em seis eventos diferentes espalhados pelo Brasil, então eu respondi o óbvio: Não, nem vou. Houve uma época em que eu gastava dinheiro, mas eu era menos trouxa, hoje em dia não pago R$ 100,00 pra ficar num espaço minúsculo cheio de gente estúpida ao meu redor e não achar nenhuma foto de um cosplay meu porque não sou cosplayer de LOL. E nem precisa ir muito longe, já fiquei indignada porque um pessoal que faz uns vídeos de cosplays por aí passaram aqui por Curitiba e só pegaram cosplayers com peito de fora pra filmar. 1% dos cosplays do vídeo não eram de LOL nem estavam sexualizadas.

Esse ano, pra mim, a tabela de preços desses eventos está uma vergonha, e se alguém vier me perguntar porque eu não vou, é simples: Não consigo importar nada devido ao dólar atual, não consigo mandar fazer no Brasil porque nenhum cosmaker presta, e os que prestam são uns arrogantes estúpidos, 1% desses se salva, mas eu ainda não achei esse 1% na minha vida. E eu não sei costurar. Eu sei "uma dica: aprenda", mas adivinhem? Não é tão fácil. Tenho máquina, vejo tutorial, vejo tudo, só me estresso e não tenho paciência. Eu gosto que tudo seja perfeito, se eu acredito que não posso fazer tão bem, prefiro passar o serviço para outra pessoa. Só preciso achar essa pessoa. Infelizmente tudo só é fácil na teoria, na prática é triste.

Mas, nem tudo está perdido. Vejo uma geração de cosplayers da Disney chegando? Vejo. E o que essa geração Disney está fazendo? Visitando hospitais, asilos, orfanatos, e isso é lindo, simplesmente. Esses dias vi até fotos de amigos meus nesses lugares, e como não se comover? Ver que cosplay pode ser usado para algo tão bonito, além de ficar brigando com o coleguinha pela fama que ele tem ou porque fez o mesmo personagem que você, não é mesmo? Alguns estão entrando nessa onda só pela modinha, já vi, mas outros estão fazendo o certo. Estamos recuperando nossa humanidade será? Não sei, sei que ainda tem muita podridão nesse meio, e isso está me fazendo realmente perder a vontade de continuar. Eu agradeço todas as mensagens que recebo todos os dias com elogios e motivação, mas está difícil. Vocês podem perceber que a quantidade de cosplays que eu fiz, diminuíram MUITO. Um dos fatos é o dinheiro, outro são as pessoas, estou investindo mais em Lolita, visual do que cosplay, e só de pensar em próximo já me dá um nó na garganta. Pensar em mediar brigas nesse meio, já me dá um nó na garganta. Será que eu finalmente cansei? 

A frustração de ser Cosplayer 3

Compartilhe:

Deixe um comentário

2 comentários:

  1. Compartilho a sua falta de habilidade com maquina de costura, os tutoriais parecem tão fáceis, mas quando sento sento a frente da maquina de costura não sai nada, nunca dei sorte com costureira, encomendei uma roupa com meses de antecedência e ela me entregou no dia anterior ao evento, moro em cidade do interior preciso viajar 200 km pro evento mais próximo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse pessoal da elite cosplay só fala bonito.
    Já pedi ajuda pra alguns deles e ninguém me respondeu....
    Minha filha começou a frequentar esse meio há uns 4 anos,nós mesmas é que
    tentamos confeccionar a roupa e acessórios.
    Também não tenho habilidade com máquina de costura e só queria alguma indicação
    de uma boa costureira.
    Mas parece que, quem tem , não quer dividir.
    Já fui até chamada de egoísta e me deram um sinto muito se eu não tenho habilidades
    para costurar e nem dinheiro pra pagar um ótimo cosmaker.

    ResponderExcluir